A Calculadora DSG é uma ferramenta criada pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, que permite às empresas e outras entidades empregadoras realizarem um exercício de autoavaliação sobre a igualdade salarial entre homens e mulheres. A metodologia utilizada assenta numa análise de regressão estatística que considera um conjunto de variáveis ligadas às competências requeridas ao exercício da função e aos fatores de avaliação do posto de trabalho dos trabalhadores e das trabalhadoras, por forma a avaliar a sua influência na remuneração de base e no ganho salarial. O “sexo” surge como uma variável independente adicional, uma vez que, todas as outras variáveis se relacionam diretamente com ela.

Para além desta análise as empresas/entidades empregadoras obtêm ainda um conjunto de informação estatística sobre a variação da remuneração de base e ganho salarial entre homens e mulheres em todas as variáveis consideradas.

A ferramenta pode ser utilizada por qualquer empresa ou outra entidade empregadora, que tenha sede em Portugal e que se regule pelas Leis Nacionais.